Porquê que o chocolate é tóxico?
Não devemos esquecer os nossos animais de quatros patas pois temos que cuidar deles e não ceder à tentação de lhes dar alimentos que lhes fazem mal.
O chocolate contém um ingrediente chamado teobromina, que apesar dos humanos conseguirem metabolizar normalmente, os cães e os gatos não conseguem. Por este motivo, ingerir qualquer alimento que contenha teobromina, pode tornar-se tóxico.
A ingestão de chocolate pode causar distúrbios como:
- Distúrbios digestivos: vómitos, diarreia, dor abdominal, perda de apetite;
- Distúrbios cardíacos: diminuição da frequência cardíaca, arritmias que podem causar a morte do seu animal;
- Distúrbios neurológicos: convulsão.
Se vir o seu cão a comer chocolate, contacte o médico veterinário com o máximo de informação que tenha sobre o seu animal e sobre o chocolate que ele tenha comido. Em função do peso do seu animal, o médico veterinário conseguirá determinar o risco de acordo com a quantidade de teobromina ingerida.
O médico veterinário poderá, dependendo da situação, induzir o vómito para tentar eliminar o ingrediente tóxico do organismo do seu cão antes que se acumule e crie complicações graves e até potencialmente fatais a longo prazo.
Como alternativas ao chocolate existem snacks 100% seguros e especialmente formulados para animais, como é o caso do nosso parceiro AsgardianStore, cujo foco é a saúde dos nossos animais, com uma indústria de alimentos 100% naturais sem aditivos, feitos à mão e adequados para gatos, cães e furões de todas as idades.