Desparasitação

Nós e os nossos animais, no nosso dia-a-dia, contactamos com organismos que conhecemos como parasitas. Existem diferentes tipos de parasitas. Alguns podem ser vistos com os nossos próprios olhos, mas outros são imperceptíveis.

Os parasitas internos vivem dentro dos organismos de outros animais, maioritariamente no intestino, apesar de também se disseminarem por outros órgãos como o fígado e pulmões. Os parasitas internos mais comuns do cão e gato são os nematodes (vermes redondos designados por lombrigas) e os cestodes (vermes achatados designados por ténias).

Os parasitas externos estão sobre a pele do animal ou alimentam-se através da picada da mesma. Dentro deste grupo os mais comuns são as pulgas, carraças, flebótomos (insetos transmissores da doença leishmaniose), mosquitos e moscas.

Os parasitas podem ser causadores de doença de gravidade variável, podendo em alguns casos levar mesmo até à morte. Além dissos muitos dos parasitas dos nossos animais podem passar para os humanos causando doenças (zoonoses).

É por isso, imprescindível não só combater estes agentes como especialmente prevenir a sua disseminação nos nossos animais de estimação. A melhor arma que temos à nossa disposição é a desparasitação.

A desparasitação interna:

A desparasitação interna costuma ser administrada via oral, através de um comprimido ou pasta, com o objectivo de eliminar eventuais parasitas internos.

Deve prestar-se particular importância à adequada desparasitação das fêmeas gestantes, sendo que existem inúmeros parasitas que podem ser transmitidos das mães para os filhotes através do leite ou mesmo durante a gestação, através da placenta.

De uma forma genérica a desparasitação interna em cães adultos é aconselhada de 3 em 3 meses, sendo, no entanto, variável consoante o risco de infeção.

A desparasitação externa:

Para tratar os parasitas externos pode usar-se a pipeta, a coleira antiparasitária ou o comprimido de desparasitação externa. Deve-se respeitar a validade indicada no método escolhido pois existem comprimidos de duração mensal, trimestral ou semestral.

A desparasitação é importante para proteger a saúde dos animais de companhia, aumentar a segurança da população humana e preservar a relação entre seres humanos e animais.

Fonte: ESCCAP 

ÁREA DE ATUAÇÃO

Braga | Porto | Viana do Castelo

CONTATOS

(+351) 913 363 972

geral.vetemcasa@gmail.com

© 2020 Vetemcasa, all rights reserved
Powered by Webnode
Create your website for free!